Gato Fedorento

quarta-feira, dezembro 24, 2003

ESTE SISTEMA DE SAÚDE VAI DE MAL A PIOR: A edição deste ano do Natal dos Hospitais está a ser marcada por algumas dificuldades em assegurar os cuidados mínimos de entretenimento. O principal problema prende-se com a falta de artistas, obrigando alguns profissionais a fazerem vários turnos seguidos em palco. Mesmo assim, há centenas de pacientes que esperam várias horas na plateia por uma única actuação.
A situação na passada terça-feira foi tão grave que os responsáveis da RTP foram obrigados a desviar dezenas de pacientes do Natal dos Hospitais para o Há Festa no Hospital da TVI. Face à falta de artistas nacionais, o Ministro da Saúde pondera avançar imediatamente para a contratação de artistas espanhóis, para preencher as lacunas detectadas.
Entretanto, deram entrada nos tribunais uma série de queixas-crime contra alguns artistas do Natal dos Hospitais por negligência artística. Um dos queixosos, Duarte Antunes, 37 anos, queixa-se que nunca mais foi o mesmo, depois de hora e meia a ouvir José Cid. O acusado argumenta que se encontra extenuado, algo que é corroborado pelos críticos musicais. MG
posted by Gato 1:52 da manhã

A TEORIA DOS MAUS INCENTIVOS: O governo PSD-CDS/PP aumentou as pensões de reforma. Registo o regime de excepção que a direita reserva para as pensões dos reformados, no contexto da dizimação do Estado-Providência. Há duas razões principais para essa bonomia estranhamente selectiva. A primeira é que os reformados compõem uma vasta fatia do eleitorado, capaz de decidir um acto eleitoral. A segunda é que os idosos são efectivamente um dos grupos que vive numa maior desprotecção social. Estava a brincar. Só uma destas razões é que é realmente levada em consideração pelos políticos. Obviamente, a segunda.

Imaginemos agora que um milhão e meio de portugueses tem um acidente de caça - eu sei que é difícil de imaginar, uma vez que os conscienciosos caçadores portugueses não ingerem uma única gota de álcool antes de desatarem aos tiros - e, como consequência disso, fica com uma unha encravada. (É um acidente de caça horrível, mas não vale a pena escamotear a realidade: sucede muito, por essas reservas de caça fora.) Pois, a partir desse momento, Paulo Portas e Durão Barroso começavam subitamente a interessar-se pelo flagelo das unhas encravadas. Em menos de seis meses, estou certo que estaria em marcha a comparticipação estatal de unhas postiças.

Mas, se a direita fosse coerente (e este é um grande “se”), qual seria o seu discurso sobre as pensões de reforma? Não é difícil de imaginar. Basta pegar no exemplo do Rendimento Mínimo Garantido, que, nas palavras de Paulo Portas, não passa de um “incentivo à preguiça”. Pois bem, aplicando esse raciocínio às pensões de reforma, estou certo que o líder do PP diria que as reformas são um incentivo à velhice. Estranho? E se ele tivesse razão? Será benéfico passar a ideia de que envelhecer compensa? Se os cidadãos percebem que, quando envelhecerem, não só ficam dispensados de trabalhar, como ainda recebem uma boa maquia, será que não se começam a esforçar para envelhecer precocemente? Será que não anulam as suas inscrições em ginásios e health-clubs e não começam a pintar os cabelos de branco? Urge reflectir sobre isto. MG
posted by Gato 1:26 da manhã

IGREJA PRECAVÊ-SE EM RELAÇÃO A PEDÓFILOS: O Gato Fedorento soube que a Igreja Católica está a preparar, num clima de absoluto secretismo, a revisão da doutrina e imagética cristãs, com o intuito de desmotivar os pedófilos. Quando, na semana passada, Carlos Cruz gracejou sobre o cuidado que se deve ter ao beijar o Menino Jesus, o Episcopado Português reuniu de emergência e estabeleceu, entre outras disposições, que Jesus Cristo nasceu logo com 18 anos. A consequência natural é que deixa de ser referido como Menino Jesus e passa a ser invocado apenas como Senhor Jesus.
Em resultado desta revisão doutrinal, toda a arte sacra está prestes a ser retocada. Para o efeito, já estão a ser contratados cinco dezenas de artistas, que vão ficar encarregues de pintar um pequeno buço e borbulhagem avulsa na testa do Menino Jesus. O hábito de se beijar as suas figuras vai também passar a ser desencorajado pelas mais altas instâncias religiosas. Ao invés, passa-se a recomendar aos crentes um “enérgico aperto de mão, à homem”.
Mas a Igreja não fica por aqui. Também a postura do Filho do Criador vai ser redefinida. Os responsáveis eclesiásticos reconhecem que, ao longo dos tempos, a imagem do Menino Jesus “nas palhas deitado” ganhou contornos de forte conotação sexual. Com a revisão, Jesus passa a estar “sentado numa chaise-longue, com uma postura exemplar”.
Refira-se ainda que o local escolhido para a reunião do Episcopado Português foi o Hotel do Mar, em Sesimbra. Durante o fim-de-semana, prevê-se que os mais de 100 sacerdotes consumam cerca de 550 litros de vinho tinto e 2 toneladas de hóstias. MG
posted by Gato 1:22 da manhã

terça-feira, dezembro 23, 2003

ESTE É QUE É O HOMEM DA CONSPIRAÇÃO: Prevejo que esta seja uma das próximas notícias a sair no Le Monde Diplomatique:

Noam Chomsky veio, esta semana, a público defender que o Saddam Hussein capturado pelas tropas americanas é, na verdade, um boneco de plástico fabricado na mesma unidade fabril que o peru servido por George W. Bush aos militares situados no Iraque, quando se deslocou ao local. “Estamos perante mais uma conspiração da CIA – segundo as minhas contas, a 567ª, só durante este mês de Dezembro – com o intuito de garantir a vitória do presidente nas próximas eleições”, declarou Chomsky.
O prestigiado linguista garantiu ainda que há relatos de soldados americanos, segundo os quais o Saddam capturado teria a seguinte inscrição gravada na planta do pé: “Made In China”. Chomsky prometeu a escrita e a edição de um livro sobre esta matéria já para amanhã à tarde, a seguir ao almoço, onde vai sustentar que o suposto exame médico ao ex-ditador iraquiano não passou de um teste de controlo de qualidade ao referido boneco. O livro tem como título provisório “A Bricolage e o Imperialismo Americano”.
Entretanto, o Bloco de Esquerda já subscreveu esta tese, até porque, segundo o artº. 54 dos seus estatutos “qualquer doutrina de Chomsky deve ser obrigatoriamente adoptada pelos órgãos internos do partido.”


MG

posted by Gato 7:05 da tarde

domingo, dezembro 21, 2003

SOBRE OS CÃES: Haverá cão mais útil do que o cão guia dos cegos? Certamente que sim. O cão que ajuda a polícia a encontrar droga, por exemplo. As vezes que eu desejei ter um desses, principalmente quando acabo de acordar e não sei da ganza...
Bem, mesmo assim, o cão guia é dos mais úteis. Embora pudesse melhorar. Eu moro em frente a uma instituição de cegos. Vejo vários por dia e reparo que têm um problema com a moda: não a seguem. Acho que os cães dos cegos, para serem mesmo super impecáveis, podiam também ajudá-los a escolher a roupa. Era simples: de manhã, enquanto o dono tomava banho, o canito escolhia umas calças e uma camisa a condizer.
O que se passa é que os cães não querem trabalhar. Só guiar também eu! Escolher as roupas é que é lixado. Ver as cores da estação, os tecidos que combinam... Se calhar, cada cego devia ter dois cães: um pastor alemão para guiar e um caniche para as questões de moda. O caniche é a bicha dos cães. ZDQ
posted by Gato 1:49 da tarde

FOI UM “AI, JESUS CORREIA!” Dias depois do Sporting – Gençlerbirligi, Jesus Correia, o último dos cinco violinos, morreu. Se Jesus Correia tiver visto o que se passou em Alvalade, acho que a sua família é capaz de ter razões para processar o Engº Fernando Santos e o plantel, por homicídio negligente. Depois do jogo contra o Setúbal, então, a sorte do Fernando Santos é que os violinos já morreram todos. ZDQ
posted by Gato 1:48 da tarde

Powered by Blogger

 

Um blog com opiniões, nenhuma das quais devidamente fundamentada. Mantido por: Tiago Dores, Miguel Góis, Ricardo de Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela. E-mail: gatofedorento@hotmail.com

Past
current