Gato Fedorento

sábado, junho 14, 2003

QUANDO FOR GRANDE QUERO SER...: ... o Abel Barros Baptista. RAP
posted by Gato 6:44 da tarde

sexta-feira, junho 13, 2003

CARO LEITOR: Se veio aqui parar através do Blogo, depois de ter lido o editorial do José Manuel Fernandes, uma nota: não tem vergonha de ler os editoriais do José Manuel Fernandes? RAP
posted by Gato 10:58 da manhã

FÉRIAS: “Se queres conhecer um povo, observa o que faz nas férias”. É muito interessante, esta velha máxima grega. Em primeiro lugar, é interessante porque acaba de ser inventada por mim, facto que não deixa de ser notável numa velha máxima grega. No entanto, podia muito bem ter sido escrita na antiguidade clássica. Os gregos ocupavam boa parte dos seus dias a congeminar frases começadas por “Se queres conhecer um povo”, seguidas de um conselho inteligente. Sócrates costumava dizer aos seus discípulos: “Se queres conhecer um povo, faz uma limpeza profunda à minha casa de banho, esfregando com particular cuidado o rebordo do bidé.” (A propósito, é urgente um estudo sério sobre o modo como as repetidas faltas ao serviço da mulher-a-dias de Sócrates influenciaram a sua filosofia.)
Em segundo lugar, a máxima é interessante porque se aplica ao povo português melhor do que a qualquer outro. É uma diferença teleológica*, a que distingue as férias de um português das férias de um estrangeiro. O objectivo de um estrangeiro em férias é viajar para um país onde haja sol e deixar-se estar na praia até ficar escarlate. O objectivo de um português em férias é ultrapassar veículos longos em curvas. Ir para o Algarve não passa de um pretexto.

* Estou convencido que a palavra "teleológica" é usada muito menos vezes do que merece. RAP
posted by Gato 2:27 da manhã

SILICONE HILLS: A pertinente questão da nova apresentadora do Nutícias, levantada pelo MG, leva-me a arriscar a seguinte teoria: houve mais silicone envolvido no fabrico dos seios da ex-apresentadora, Paula Coelho, do que no fabrico do material informático que criou a nova apresentadora virtual. TD
posted by Gato 1:07 da manhã

SEREI EU QUE SOU DESCONFIADO? Ainda sobre a boneca virtual do Nutícias da SIC Radical, estive a estudar com rigor e método o corpo da pivot e ele pareceu-me algo desproporcionado. O que me deixa seriamente desconfiado que os seios dela não são naturais. MG
posted by Gato 12:25 da manhã

COMPARAÇÕES: Vi o noticiário da SIC Radical, agora apresentado por uma desinibida boneca virtual, que se despe integralmente (anda um informático a criar bonecas para isto!). O que é curioso é que ainda me lembro da Bárbara Guimarães como pivot do telejornal da TVI, e posso garantir que esta boneca lê as notícias de forma bem mais natural. MG
posted by Gato 12:18 da manhã

COLD DAY IN HELL: Todos os voos para o Brasil, República Dominicana e Cuba nas próximas semanas estão completamente esgotados. Vale tudo para fugir a este calor! TD
posted by Gato 12:07 da manhã

quinta-feira, junho 12, 2003

LISBOA, CAPITAL DA CULTURA 2003: Pedro Santana Lopes inaugurou ontem o Hard Rock Cafe em Lisboa. Segundo parece, fãs da “cultura” Hard Rock, alguns deles vindos propositadamente do estrangeiro, aglomeraram-se à entrada, juntamente com muitos alfacinhas que se preparavam para participar nas marchas de Santo António. Desconheço o que se passou em seguida, mas espero que esta gente tenha conversado muito uns com os outros. E de certeza que daí saíram coisas interessantíssimas. TD
posted by Gato 11:59 da tarde

AINDA A COLUNA: Não posso deixar de me juntar ao coro de apelos para que o Pedro Mexia e o Pedro Lomba retomem a Coluna Infame. Não há nada como o confronto de ideias para que as coisas avancem (arrisco-me a acrescentar um “para a frente”, só para enfatizar a ideia). E as ideias do Mexia e do Lomba, normalmente, entram em confronto com 75% do Gato Fedorento. Sim, porque os outros 25% correspondem ao ZDQ que, no universo do Gato Fedorento, ocupa como que uma zona de reserva protegida (tipo índio nos Estados Unidos, mas sem uma horda de gajos desejosos de passarem aquilo tudo a napalm). Ficamos portanto a aguardar o vosso regresso, para que possamos voltar a admirar pessoal de direita no seu habitat natural. TD
posted by Gato 11:26 da tarde

SANTOS ELITISTAS: Isto dos Santos Populares é muito giro, e tal, mas incomoda um bocado. Ele é a aglomeração de povo, ele é o cheiro a sardinha assada - por sinal, o peixe mais complicado de comer com as mãos sobre um pão - ele é as músicas brasileiras nos arraiais. Como alternativa aos Santos Populares, proponho a criação dos Santos Elitistas. Lagosta e champanhe em vez de sardinhas regadas a zurrapa. No entanto, todos terão lugar nestes Santos Elitistas. É preciso povo para servir à mesa. ZDQ
posted by Gato 11:24 da tarde

O RESPEITINHO É MUITO BONITO: No Mil Folhas do passado sábado vinha a lista de autores que iriam estar, por esses dias, a dar autógrafos na Feira do Livro. José Saramago, Lobo Antunes, Cláudio Ramos, enfim, todos os grandes nomes da nossa literatura. Mas, segundo o suplemento do Público, no dia 7 de Junho, no Porto, às 18h30, esteve a assinar livros o Dr. Mário Soares. Há mais de uma centena de nomes citados na lista do Mil Folhas. O único que aparece precedido por “Dr.” é o de Mário Soares. Suponho que a designação já faça parte do nome do antigo Presidente. Arrisco mesmo dizer que sempre fez. Imagino que, no momento em que Mário Soares nasceu, tenha havido uma conversa parecida com esta:

Mãe de Mário Soares: É menino ou menina, doutor?
Médico: Nem uma coisa nem outra, minha senhora. É um Dr. Mário Soares.

Devo confessar que parte da minha irritação se deve ao facto de o meu próprio nome estar presente naquela lista, também ele ignobilmente privado do prestigiante “Dr.” Admito que fiquei aborrecido com isso. Mas não fui só eu. O Dr. Cláudio Ramos também ficou lixado. RAP
posted by Gato 1:09 da tarde

ESPERANÇA: Não partilho do sentimento apocalíptico da generalidade da imprensa em relação à hipótese da frota espanhola poder vir a pescar na zona exclusiva portuguesa. Pelo contrário, esta pode ser a oportunidade por que esperávamos. Se tivermos sorte, os pescadores espanhóis capturam e levam para o seu país um certo cherne. MG
posted by Gato 12:14 da manhã

quarta-feira, junho 11, 2003

QUAL COMENDA! DÊEM-LHE, PELO MENOS, QUATRO OU CINCO: A única razão que vejo para o Carlos Alberto Moniz ter sido condecorado no 10 de Junho, é o facto de ter fabricado a sua filha mais velha. Mas se é este o caso, meus amigos, uma comenda não chega para Portugal agradecer a existência da Lúcia Moniz. ZDQ
posted by Gato 11:50 da tarde

MÁRTIR FEDORENTO II: Confirmo a história que o MG conta no post anterior. Mesmo assim, posso jurar que, na altura, ele disse aquilo ironicamente. ZDQ
posted by Gato 11:41 da tarde

MÁRTIR FEDORENTO: Quero aqui anunciar que, se o Pedro Lomba e o Pedro Mexia voltarem atrás na sua decisão de suspenderem A Coluna Infame, eu comprometo-me a ler as obras completas de Burke. Conseguem, agora, compreender o quanto eu desejo o vosso regresso, seus reaccionariozinhos? (Não adianta. Isto é o máximo de afecto que consigo demonstrar por indivíduos de direita. Perguntem ao ZDQ. Certa vez, atraiçoado por um momento de grande emoção, disse-lhe: "Se formos a ver bem, tu não és mau de todo". Sou mesmo um sentimentalão.) MG
posted by Gato 9:29 da tarde

NOSTALGIA: Hoje de madrugada, às quatro e tal da manhã, sorvi dois episódios seguidos da série "Os Homens do Presidente". Que saudades dos tempos em que as boas séries da TVI passavam às duas e tal da manhã... MG
posted by Gato 9:27 da tarde

É SEMPRE ÚTIL RECORDAR: Ainda bem que Fátima Felgueiras, na sua conferência de imprensa, dizia de trinta em trinta segundos que é uma mulher disto e daquilo. É que, quem olha para ela, facilmente pode pensar que está diante de um indivíduo másculo, se bem que com um penteado algo efeminado. MG
posted by Gato 9:04 da tarde

FIM INFAME: Sem o saberem, os três autores d’ A Coluna Infame foram, em boa parte, responsáveis pela criação do Gato Fedorento. Quero assinalar o fim da Coluna com um poema, apropriadamente chamado “Regresso”:

Regressas a casa, onde
regressas? A sombra espera
a tua sombra, um disco
ouvido no escuro. Regressas
a casa, mas tens a chave
e não a porta, ou o contrário,
ou a chave e a porta e mais nada.


Pedro Mexia, Eliot e Outras Observações, Gótica, p. 138.

Há outros regressos, em que tudo o que ficou para trás se reencontra intacto. Ficamos todos à espera por um desses. Até breve, amigos. RAP
posted by Gato 1:54 da manhã

ESTEJAM QUIETOS, PÁ!: Pessoal da Coluna, telefonou-me a Alexandra Solnado. Parece que Jesus lhe disse que não estava a achar graça nenhuma a esta merda de acabarem com o blog. Perguntou se era preciso não vir cá a baixo outra vez. Se vocês são cristãos, acho que isto é uma ameaça. Vejam lá isso, rapazes. ZDQ
posted by Gato 12:58 da manhã

terça-feira, junho 10, 2003

A NOSSA CERVEJA DE SEMPRE AFINAL É ESCOCESA: Ricardo Salgado, do BES, que assinou o badalado Manifesto dos 40 – sobre a perda para o estrangeiro dos centros de decisão empresariais portugueses– vendeu a Sagres a uma empresa escocesa. Agora é que os outros 39 vão ficar lixados: não só Ricardo Salgado vende uma marca importante, como também a Sagres é a cerveja que os 40 se fartaram de beber aquando da assinatura do tal manifesto. ZDQ
posted by Gato 12:45 da manhã

segunda-feira, junho 09, 2003

TOP + SIDUDO: Esta semana, tivemos uma entrada directa para o primeiro lugar da tabela do Top + Sisudo. João Pereira Coutinho, outrora dono de um sentido de humor desconcertante e de uma ironia refinada, conquistou a liderança graças à sua reacção inusitada a uma piada de Daniel Oliveira. Por sua vez, Nelson de Matos abandonou a tabela, ao decidir abordar-me (a mim e ao RAP), na feira do livro, de forma amável e bem-humorada: “Boa tarde. Eu sou o tijolo”. (Recorde-se que RAP, no climax da polémica, referiu que Nelson de Matos tinha o sentido de humor de um tijolo). O editor da Dom Quixote deu, assim, à blogosfera o exemplo de como não se deve guardar ressentimentos mesquinhos, e de como não se deve misturar no mesmo saco diferenças de opinião e relações pessoais. Se tivermos em conta o que se está a passar na Coluna Infame, o timing do Nelson de Matos não podia ter sido mais perfeito. MG
posted by Gato 5:03 da tarde

PAXECU PERAIRA: As distracções ortográficas de Pacheco Pereira já foram aqui suficientemente festejadas, e por isso não me apetecia insistir nesse ponto. Mas a de hoje é absolutamente irresistível, e vou ter que falar nela.
No seu outro blog, o Estudos Sobre o Comunismo, JPP publicou uma nota biográfica sobre um militante do PCP. Começa assim: “Inácio Ministro , estufador de automóveis , entrou para o PCP na década de quarenta .” Sabia-se que muitos militantes do PCP eram operários. Supunha-se que alguns desses operários fossem estofadores de automóveis. Mas foi no Estudos Sobre o Comunismo que pela primeira vez ouvi falar num estufador de automóveis. Gostava de ver o assunto aprofundado, até porque aquela profissão bizarra pode fornecer uma pista sólida para explicar o pouco sucesso do comunismo em Portugal. Basta imaginar o trabalho que dá estufar um carro para perceber que não sobrava muito tempo a Inácio Ministro para a militância política: arranjar um tacho suficientemente grande, um fogão de potência condicente com a tarefa e juntar tomate e cebola em quantidades que permitissem levar a cabo um estrugido decente, não devia ser empresa fácil. Isto já para não falar na dificuldade que seria manter tão espalhafatoso ofício na clandestinidade: o cheiro do refogado, mesmo que preparado no Alentejo profundo e clandestino, havia de alertar o nariz do PIDE mais constipado da António Maria Cardoso.
Por outro lado, adivinham-se os problemas que Inácio Ministro terá enfrentado no interior do próprio partido. Facilmente imaginamos um camarada, numa reunião de célula, a dizer: “O Inácio hoje não pode vir. Vai passar as próximas duas semanas a picar cebola, porque tem que estufar um Cadillac no fim do mês.” Nem o mais benevolente controleiro se deixa convencer por uma desculpa destas durante muito tempo. [Entretanto, Pacheco Pereira já corrigiu para "estofador". Ganhou-se em ortografia, mas perdeu-se uma interessante tese histórica.] RAP
posted by Gato 4:02 da tarde

A PROVA QUE FALTAVA: Já muito se escreveu na blogosfera sobre a resposta intempestiva de João Pereira Coutinho à provocação inócua de Daniel Oliveira. Mas ninguém salientou ainda a importância de que se reveste o facto do post de JPC, que originou o caos, aparecer todo ele escrito a bold. Pessoalmente, penso que essa é a prova de que JPC, não só é de extrema-direita, como também é neo-colonialista: afinal de contas, ficou patente que ele usa e abusa do negrito. MG
posted by Gato 4:01 da tarde

MUCH ADO ABOUT (ALMOST) NOTHING: A saída de João Pereira Coutinho d’ A Coluna Infame deixa a todos um sabor amargo na boca. Devo dizer, para começar, que gosto do João Pereira Coutinho (com esta frase, acabo de perder 274 amigos). Conheço-o muito mal, mas o suficiente para perceber que se trata de uma pessoa inteligente, íntegra e cortês. Não quero com isto dizer que deixei de ter vontade de lhe bater com um tubo de aço cada vez que leio um dos seus textos. Não: a vontade mantém-se, mas passa mais depressa. Além disso, embora quase nunca concorde com João Pereira Coutinho, aprecio o estilo. João Pereira Coutinho tem a truculência e o humor dos grandes polemistas, e é excessivo como eles (aqui perdi mais 56 amigos). Eis porque me surpreendeu a reacção que teve a propósito de uma provocação que me pareceu pouco mais que inofensiva. João Pereira Coutinho justificou a indignação dizendo: “Para quem passa grande parte do tempo a estudar e a escrever sobre o fenómeno dos totalitarismos, o epíteto de «extrema-direita» ganha contornos particularmente ofensivos. As palavras são importantes. E quando perdemos o respeito pelas palavras, perdemos tudo.” De acordo. Mas parece-me que respeitar as palavras é também saber que, às vezes, elas dizem mais, ou menos, ou até o contrário do que realmente querem dizer. Julgo que foi esse o caso no post do Daniel Oliveira: entendi-o como uma piada maliciosa – que não maldosa – como tantas que se trocam na blogosfera.
Mais surpreendido fiquei quando vi Miguel Esteves Cardoso reforçar, com estas palavras, o que João Pereira Coutinho tinha dito: “(...) também eu, tal como o João, sou um filósofo político conservador e, como tal, não consinto que me chamem de extrema-direita - muito menos por suposto humor. A extrema-direita, que é assassina, racista e anti-semita, não tem piada. É como as anedotas dos nazis. Não têm graça.”
Também aqui devo começar por dizer o seguinte: Miguel Esteves Cardoso é uma das minhas referências maiores, não só do ponto de vista literário como também do ponto de vista humorístico (neste momento, fiquei sem amigos). Creio ter lido tudo, ou quase tudo, o que Miguel Esteves Cardoso publicou. E hoje, quando vi o texto do Pastilhas, lembrei-me de uma crónica que escreveu há mais de dez anos. Chama-se “Sim, sou de extrema-direita – e daí?” (Último Volume, Assírio & Alvim, 2ª ed., pp. 137-140). Nessa crónica (magnífica, como são todas), Miguel Esteves Cardoso contesta a “chatérrima conspiração contra os chamados «extremismos»”. Diz ele: “Por que não se há-de falar numa extrema-direita democrática? Por que não se há-de falar numa extrema-direita democrática e moderna que respeita o sufrágio universal, o pluralismo político, e a liberdade de expressão e associação, sem xenofobismos, racismos, belicismos ou outras violências anti-humanitárias? Neste contexto, porque não se há-de ser o mais à direita que há? (...) Ser de extrema-direita significa estar predisposto a aceitar a ordem estabelecida, social, cultural, genética e económica, sem pretensões de a substituir, nem tão-pouco necessidade de a deificar. O nosso princípio básico é «Não mexer na fruta». (...) Ser de extrema-direita não é «menos» democrático que ser, por exemplo, de centro-esquerda. Quando se é extrema-direita até se acha que é mais.” Cá está: às vezes, as palavras são o que quisermos que elas sejam. A mesma expressão pode passar de blague a insulto num espaço de dez anos – ou de dez minutos.
A minha opinião é esta: penso que o Daniel Oliveira não chamou nazi nem fascista a ninguém. Pelo tom do post, até tenho dúvidas que de facto acredite que o João Pereira Coutinho seja de extrema-direita. Sobretudo, penso que tudo isto se poderia ter resolvido com facilidade. Lamento imenso que já seja tarde. RAP
posted by Gato 12:26 da manhã

domingo, junho 08, 2003

EXPRESSO: No post anterior não há link para o texto referido porque o Expresso cobra pela consulta da sua edição on-line. Quando eu vi lá 1,9 euros ainda pensei “olha, ainda me pagam para ler isto. É pouco, mas tudo bem...” Afinal, parece que não. ZDQ
posted by Gato 11:10 da tarde

CRITIC IN A FOREIGN LANGUAGE: A crítica musical do Expresso é sempre uma ajuda para quem gosta de se aconselhar antes de gastar dinheiro num disco. Pego no suplemento “Actual” desta semana e leio “Talvez Viver”, a crítica de João Lisboa (JL) ao novo disco de Lloyd Cole, “Music in a Foreign Language”. Apesar de um início em que se queixa do “efeito-moda na crítica musical” e de “bacocas hipérboles de importação”, eu continuo a ler até JL começar a falar do disco em si.
Em primeiro lugar, fico a saber que Lloyd Cole “existe bastante”. É reconfortante, para quem deseja comprar um disco, saber que o seu autor “existe bastante”, ao invés de só existir suficientemente ou mesmo existir pouco. Deve ser sinal de que a sua existência extravasa para a música, o que é bom. Ou então, é só um eufemismo para “estar gordo”. Nesse caso, sinto empatia para com Lloyd Cole.
Depois vem a já clássica – e sempre necessária – citação de letras. Diz JL: “Quando se abre um álbum com as palavras “I am cold, distant, increasingly resistant to your smille, this I don’t deny” e, logo na canção a seguir, se reincide com ”Clearly you can see that I’m bleeding, clearly you can see my clothes are torn, clearly this demands an explanation, only I can offer none”, deixa muito poucas dúvidas”. Deixa muito poucas dúvidas de quê?, pergunta o leitor que ainda não ouviu o disco. De que Lloyd Cole está chateado? Está com fome? Está com vontade de trocar de carro? Claro que não. Como explica JL, o que estes princípios de canções não deixam dúvida é de que Lloyd Cole continua com “ironia cínica”. Agora, eu percebo que “I am cold, distant, increasingly resistant to your smille, this I don’t deny” e “clearly this demands an explanation, only I can offer none” reflictam a ironia de que JL fala. Mas, e o cinismo? Confesso que não vislumbro. É por estas e por outras que nem todos (eu incluído) podem ser profissionais da crítica.
[já agora, tenho uma dúvida que gostava de pôr a JL. O álbum “Pet Sounds” dos Beach Boys começa com “Wouldn’t it be nice if we were older / Then we wouldn’t have to wait so long”, para logo na canção a seguir abrir com “I know perfectly well / I'm not where I should be”. O que é que isto quer dizer? Humildemente, acho que, das duas uma: ou o autor está carregadinho de alegria ou de tristeza. O que pensa JL?[
Para terminar, JL conclui que o disco é “um delicado ensaio quase sempre acústico sobre a impossibilidade de comunicação”. E é aqui que Lloyd Cole me perde. Um disco “quase sempre acústico”? “Impossibilidade de comunicação"? Está visto que devem haver ali pelo meio espaços de silêncio. Ora, não vou dar três contos de reis por um disco que não é sempre acústico.
No entanto, JL quase me convence novamente com mais citações de letras, ao dizer, por exemplo, que o disco tem “telegramas gelados como “is it too late to be post-mortem lovers?” Confesso que a temperatura desse meio de comunicação sempre me fascinou, mas, mais do que um telegrama, não será “is it too late to be post-mortem lovers?” um e-mail? Quanto muito, um fax? Mais uma vez, reduzo-me à condição de leigo e confio em JL quando ele afirma serem telegramas.
A terminar, quando JL diz que o disco contém “a irrisão de uma hipótese de redenção sob a forma da ironia ácida de “I hear they have the good drugs in Brazil, maybe I’ll take some, maybe I’ll feel better if I do” eu estou quase tentado a mudar de ideia e a comprar o disco: talvez se ouvir muitas vezes as letras citadas, consiga passar a discernir a ironia cínica da ironia ácida.
Como diria JL, “no fim, resta, se calhar, só um desabafo quase indiferente: “Still you might as well live”. No meu caso, o desabafo é totalmente indiferente: não vou comprar o disco, não volto a ler estas críticas. ZDQ

posted by Gato 11:09 da tarde

SACANAS: Invejo a sorte dos alunos da Universidade da Beira Interior. Eu nunca tive professores destes. RAP
posted by Gato 10:43 da manhã

Powered by Blogger

 

Um blog com opiniões, nenhuma das quais devidamente fundamentada. Mantido por: Tiago Dores, Miguel Góis, Ricardo de Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela. E-mail: gatofedorento@hotmail.com

Past
current